O Lar Nossa Senhora do Castelo e o Centro de Dia foram inaugurados em 2 de dezembro de 1986.
Os cinco internados, que ocupavam o R/chão do Hospital, passaram para instalações mais condignas. Na primeira refeição, ao jantar, foram acompanhados pelos membros da Mesa.
A construção das instalações havia sido iniciada em 1983, foi comparticipada pela Segurança Social.
A Fundação Calouste Gulbenkian concedeu um Subsídio de dois milhões de escudos para a aquisição do Mobiliário.
Em 20 de Fevereiro de 1987, o então Primeiro Ministro, Professor Aníbal Cavaco Silva, visitou o Lar, tendo sido descerrada uma placa alusiva.
O governante vinha acompanhado pela Esposa, D.ª Maria Cavaco Silva, Ministro da Educação (Dr. João de Deus Pinheiro), Secretário de Estado da Segurança Social (Dr. Luís Filipe Conceição Pereira), Governador Civil (Dr. João Pedro de Barros), Presidente do Centro Regional da Segurança Social (Dr. Manuel João Dias), Diretor do Centro Regional da Segurança Social (Dr. Fernando de Carvalho Ruas) e o Deputado Luís Martins.
O Primeiro Ministro inteirou-se da realidade da Santa Casa, em termos das valências existentes, e apreciou o projeto da ampliação do Lar de Idosos e da construção da Capela.
Em 22 de Junho de 1987 foram iniciados os trabalhos para aumentar a capacidade do Lar.
Atualmente, a ERPI tem 58 utentes, com o apoio de Médico, Enfermeiros, Assistente Social, Nutricionista, Animador Sócio Cultural, e Auxiliares de Serviços Gerais/Ajudantes de Lar.
Em 2019 foi feita uma candidatura no âmbito do Portugal 2020, que permitiu a requalificação exterior deste edifício com a aplicação de capoto, substituição de janelas, portas, telhado. Na parte energética foi instalada uma caldeira a pellets, painéis solares para aquecimento de água e painéis fotovoltaicos, o que veio permitir uma redução dos custos energéticos deste edifício nomeadamente no aquecimento do mesmo, foi ainda adquirido diverso equipamento de mobiliário, médico, técnico e informático.
Neste momento temos um projeto de requalificação interior do edifício já aprovado pela Segurança Social, e que obedece à s novas exigências legais para o funcionamento deste tipo de estrutura. Aguardamos uma possível candidatura para o lançamento desta obra.